Na Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), uma pesquisa analisou 170 pessoas, com idade entre 6 e 55 anos, sendo que metade delas possuía rinite. Segundo o estudo, as pessoas com a doença apresentaram alterações na forma de respirar, mastigar e engolir - problemas funcionais - e alterações na oclusão dentária.
A fonoaudiológa Catiane Maçaira de Lemos, autora da pesquisa, explica que "a obstrução nasal na rinite é sazonal e ainda que não seja constante, a obstrução pode causar problemas funcionais e estruturais", afirma.
Considerando a mastigação, as principais constatações foram as que dizem respeito aos movimentos mandibulares e aos padrões mastigatórios. "Mastigar de boca aberta ou amassar ao invés de triturar os alimentos foram mudanças observadas em pacientes com rinite", exlplica a fonoaudiológa. Segundo o estudo, os problemas decorrentes da rinite são causados pela flacidez dos músculos do lábio, da língua e da bochecha. Porém, há tratamento para reverter o quadro e o primeiro passo a ser dado é combater a obstrução nasal, principal causa de todas as mudanças. Além disso, o tratamento deve ser multidisciplinar, deve-se procurar um otorrino, para tratar a rinite, um fonoaudiólogo, para melhorar e fortalecer a musculatura e um dentista para corrigir os dentes, recomenda Catiane.
Parabéns pelo Blog, será com certeza uma fonte de informações importante
ResponderExcluirOBRIGADO, ESPERAMOS COLABORAR COM DIVERSOS PROFISSIONAIS, USUÁRIOS E OUTROS QUE VISITAM E NOS SEGUEM. SEJA UM SEGUIDOR TAMBÉM.
ResponderExcluir