domingo, 17 de março de 2013

Novo Vírus mortal coloca autoridades em Alerta

Novo Vírus mortal coloca autoridades em Alerta

i
Avalie esse Post

Quantcast
O vírus é um coronavírus, semelhante à SARS.
Embora com poucos casos distribuídos ao longo de um ano, o novo vírus tem alta letalidade (8 em 14).
Os primeiros casos aconteceram em 2012, com pessoas que viajaram oa oriente médio.
Ao todo foram confirmados 14 casos do novo coronavírus: Arábia Saudita (7 infectados com 5 mortes), Qatar (2 casos) , Jordânia (2 mortes) e do Reino Unido (3 casos: 1 morte, 1 sobreviveu e o terceiro ainda esta sob tratamento).
As diversas agências de saúde estão investigando para descobrir a fonte do novo coronavírus e maiores detalhes do seu comportamento. Somente recentemente foi determinado que o vírus é capaz de ser transmitido de uma pessoa a outra o que agrava o seu potencial de disseminação.
O CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos), além de outros laboratórios internacionais já são capazes de identificar o vírus, porém os exames não são habituais, o que dificulta o diagnóstico. Até o momento não existem casos no Estados Unidos e não houve qualquer restrição de viagem para as áreas de ocorrência dos casos. As autoridades sanitárias somente alertam os viajantes que retornam da região afetada, apresentando sintomas, que procurem ajuda médica imediatamente.
Os sintomas apresentados pelos pacientes é de uma síndrome respiratória aguda semelhante à SARS.
Veja a definição de caso:
Caso Suspeito –
O CDC, nos Estados Unidos , solicita que os departamentos de saúde estaduais e locais reportem todos casos supeitos ao CDC :
Infecção respiratória aguda, que pode incluir febre (≥ 38 ° C) e tosse,
E
suspeita de doença do parênquima pulmonar (por exemplo, pneumonia ou síndrome da angústia respiratória aguda com base na clínica ou evidência radiológica);
E
história de viagem da Península Arábica ou países vizinhos dentro de 10 dias, E
já não explicadas por qualquer outra infecção ou etiologia, incluindo todos os testes clinicamente indicado para pneumonia adquirida na comunidade de acordo com as diretrizes de gestão locais.
Além disso, as pessoas que se seguem podem ser consideradas para a avaliação para a infecção pelo novo coronavírus :
Pessoas que desenvolvem graves doenças respiratórias agudas baixas de etiologia conhecida dentro de 10 dias após a viagem da Península Arábica ou países vizinhos , mas não respondem à terapêutica adequada;
OU
Pessoas que desenvolvem graves doenças respiratórias agudas baixas que são contatos próximos de um viajante sintomático que desenvolveu febre e doença respiratória aguda dentro de 10 dias após a viagem da Península Arábica ou * países vizinhos. O contato próximo é definido como prestação de cuidados para o viajante doente (por exemplo, um funcionário ou membro da família) ou ter contato próximo físico semelhante, ou se hospedaram no mesmo lugar (por exemplo, viveu com, visitou), como o viajante, enquanto o viajante estava doente.
Liliana Junqueira de P Donatelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário