domingo, 31 de agosto de 2014

Arrogância é o que sobra na Odontologia FONTE ORTOBLOG.COM


ATENÇÃO: 
Colega, se você for sensível NÃO leia esse post.
Já há alguns anos rodando pelo mundo odontológico, posso dizer que já vi de tudo ou quase de tudo nesse mundinho…
É a minha percepção é que sobra arrogância e faltam iniciativa e empreendedorismo.
Seu consultório ou sua clínica é (pela milionésima vez) uma empresa. E como tal deve ser conduzida por você. A sua empresa está no mercado e depende do ‘humor’ desse mercado para estar em uma boa fase ou para estar a um passo da solvência.
Você, caro colega, como CEO dessa empresa deve tomar as medidas certas para se manter bem no mercado ou para salvar a sua empresa da bancarrota. Se você não sabe como fazer isso,não seja arrogante. Procure conselhos de quem sabe, vá estudar ou passe o bastão  e se recolha à área técnica, o que já é de suma importância dentro da sua empresa.
Então, vamos lá. Pare de ficar discutindo filigrana.
Não importa se o primeiro contato com seu cliente vai chamar: Orçamento, Consulta-diagnóstico, Plano de tratamento, Dental care at first sight ou Coup d’oeil. O importante é que será talvez a única chance que você tem de ganhar aquele cliente que está bem na sua frente, por isso faça a tal consulta muito bem feita.
Você vai cobrar por essa consulta inicial ou não?
 - Isso deve ser uma decisão estratégica da sua empresa.
Se não for cobrar, saiba que alguém vai pagar por isso. Ou será você, ou será o cliente que vai comprar os seus procedimentos terapêuticos. Porque ‘não existe almoço grátis’
Se for cobrar, você tem que deixar claro para o seu cliente qual é o benefício. Argumentar que vai cobrar porque está gastando luvas, tempo, conhecimento, água ou esterilização dos instrumentos não vale. Por que isso já é ‘commodities’, ele não dará a mínima por isso. O que importa para ele são os benefícios e não as ‘commodities’. Lembre-se o cliente não pensa igual a você!
Você, como CEO, tem a obrigação de manter o empreendimento dinâmico e azeitado. Coibir as práticas desonestas e promover a boa governança dentro do seu consultório.
Quer exemplos de prática desonesta comum em consultórios?
Tem muito ‘profissional’ que além de dentista são também ‘videntes’, pois veem problemas dentais onde ainda não tem…
Tem muitos ‘profissionais’ que cobram pelo status do cliente. Mas, isso é errado? Então, pensa se esse cliente fosse você…
O que dentista tem que fazer é:
  1. Deixar de ser arrogante.
  2. Parar de discutir filigranas.  
  3. Virar empreendedor e empresário. 
  4. Apostar na boa governança da sua empresa.
  5. Criar e colocar em práticas estratégias para manter a sua empresa sempre em alta no mercado.
  6. Perceber que seu cliente é de suma importância.
Então, quem vai encarar?
Em tempo: Orçamento vem de orçar. Orçar na linguagem náutica significa colocar a vela a favor do vento como meio de que a embarcação atinja o seu objetivo. É dessa maneira que o orçamento faz com as empresas as direcionam para os objetivos. Pense nisso!

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