terça-feira, 29 de junho de 2010

DESORDENS TÊMPORO-MANDIDUBULARES, SINTOMAS, TRATAMENTOS



A desordem têmporo-mandibular (DTM) é um termo coletivo que abrange vários problemas clínicos que envolvem a musculatura da mastigação, articulação têmporo-mandibular (ATM) e estruturas associadas ou ambas.
A frequencia de sinais e sintomas é muito maior em crianças e adolescentes do que muitos cirurgiões imaginam. Os estudos relacionados as DTM encontrados na literatura, quase sempre forma direcionados a adultos. Mas, a partir da década de 80, vários autores tem se dedicado aos estudos sobre estes distúrbios em crianças e adolescentes. Isso fez com que os cirurgiões dentistas dessem mais importância ao sistema estomatognático, pois muitos deles dão pouca ou nenhuma importância ao exame funcional da ATM em crianças e adolescentes. Os sinais e sintomas da DTM em pacientes nesta faixa etária geralmente são leves e moderados.



A causa das Desordens da ATM é multifatorial, onde é importante salientar que os hábitos parafuncionais (apertamento dos dentes, roer unhas, morder os lábios) e o bruxismo cêntrico e excêntrico (ranger os dentes e apertar os dentes durante o sono) contribuem muito no aparecimento e manutenção dos sintomas das disfunções da ATM.  



Existem três sinais clássicos que ao exame clínico o especialista observa se o paciente exerce o bruxismo cêntrico ou excêntrico, na verdade é como uma leitura da boca.



Tratamentos das Disfunções da ATM
Os tratamentos das Disfunções da ATM são diversos e pode ser dividido em diruno e/ou noturno.
O tratamento diurno dependendo do tipo de disfunção vai desde o comportamental cognitivo, correção da postura de boca, hábitos parafuncionais, terapia muscular, desativação dos pontos gatilhos existentes na musculatura da mastigação, avaliação da mordida para verificação de interferências oclusais, até um tratamento oclusal.
O tratamento noturno se necessário, é o uso de uma placa estabilizadora – dispositivo intraoral que é usado para proteger os dentes, músculos e ATM.



 
Sintomas    
Os sintomas comumente citados são os seguintes:

dor facial


dor mandibular


dor no pescoço, ombro e/ou costas  


dor nas articulações ou face, ao abrir ou fechar a boca

(bocejar ou mastigar)
enxaquecas (tipo tensão) 
inchaço ao lado da boca e/ou da face

mordida que sente incômoda, "fora de lugar" ou como se estivesse mudando continuamente


abertura limitada ou inabilidade para abrir a boca confortavelmente


desvio da mandíbula para um lado


 travamento ao abrir ou fechar a boca  


ruídos articulares e dor de ouvido


surdez momentânea


vertigem ou zumbido
ouvido tampado
 perturbações visuais 
Se você acha que tem um problema de DTM, primeiro consulte um médico, para descartar doenças ou problemas que possam imitar ou expressar sintomas semelhantes aos das doenças de DTM.
Muitas pessoas que sofrem de DTM têm grandes chances de melhorar com tratamentos reversíveis. Às vezes, o problema melhora gradualmente.


 



segunda-feira, 21 de junho de 2010

FOTOTERAPIA COM LASER DE BAIXA INTENSIDADE NO TRATAMENTO DA HIPERSENSIBILIDADE DENTINÁRIA




A hipersensibilidade dentinária pode ser definida como uma resposta pulpar devido à exposição dentinária, caracterizada por uma dor aguda de curta duração frente a estímulos térmicos, químicos, táteis e osmóticos. Perda de esmalte ou cemento e recessão gengival são os principais fatores de exposição dos túbulos dentinários, sendo causadas por abrasão, erosão, abfração, tratamento periodontal e escovação inadequada.

A hipersensibilidade dentinária se tornou-se uma queixa comum entre os adultos proporcionando uma condição crônica e de desconforto, muitas vezes limitando sua rotina. A prevalência da hipersensibilidade dentinária na população adulta fica entre 8 e 35%, esses números tendem a crescer ainda mais em função do envelhecimento da população e da permanência prolongada da dentição nos adultos.




Independente de qual seja a real prevalência da hipersensibilidade dentinária, ela se mostra um desafio, por apresentar sintomatologia semelhante, ela pode ser confundida com outras condições clínicas como dente com trincas, restaurações ou dente fraturado, lesões de cárie, trauma oclusal e doença periodontal, além disso, sua intensidade pode variar segundo o grau de perda da estrutura (esmalte, cemento e gengiva), limiar de dor do paciente e características do estímulo. Sendo assim, necessário uma boa anamnese e um exame clínico criterioso, a fim de se obter um diagnóstico correto e consequentemente indicar o tratamento adequado.

Diante deste cenário, a utilização do laser está ganhando papel importante como auxiliar no tratamento da hipersensibilidade dentinária, além de apresentar as características ideiais para este tipo de tratamento como ser de fácil aplicação, indolor, não irritante para a polpa, ter reação rápida e feito prolongado.

A utilização do laser está sendo utilizado em diversos segmentos da área da sáude como: FISIOTERAPIA, ODONTOLOGIA, MEDICINA, ESTÉTICA

Fonte: DMC Journal



                                      







quarta-feira, 16 de junho de 2010

QUALIDADE DE VIDA X SAÚDE

O QUE PRECISAMOS PARA TERMOS QUALIDADE DE VIDA E SAÚDE???



  

Muitas são as informações para que possamos melhorar nossa vida, nosso corpo, nossa mente, nosso espírito, mas qual seria realmente a melhor alternativa.

Uma delas todos nós já sabemos que é praticar Atividade Física, o sedentarismo é umas das causas que mais desenvolvem doenças como: DIABETES, HIPERTENSÃO, ESTRESSE, DOENÇAS CARDÍACAS, AUMENTO DO COLESTEROL, DOENÇAS DA TIREÓIDE, DIMINUIÇÃO DO METABOLISMO, COM ISSO AUMENTO DO PESO CORPORAL, INSÔNIA, DEPRESSÃO, ALTERAÇÃO DE HUMOR, DOENÇAS OSTEO-ARTICULARES como: OSTEOPENIA, ARTRITE, ARTROSE, LER, DORT, DOENÇAS METABÓLICAS, entre outras.



Outra forma de prevenir doenças é a qualidade da alimentação, procurar ingerir menos alimentos calóricos, bebidas gaseificadas, alimentos com gordura trans, alimentos pré-cozidos para preparação em microondas, açúcar em excesso, devemos procurar ingerir mais alimentos orgânicos e naturais, pois os mesmos não passam por processo de industrialização tornando-os mais saudáveis.
Deve-se ingerir mais saladas, legumes, sementes de alimentos funcionais, para auxiliar no funcionamento do intestino, frutas, sucos naturais sem conservantes.




                                  


Antes de realizar qualquer atividade física consulte um médico, solicite um exame prévio para verificar em qual condição de saúde você se apresenta e procure um profissional especializado para orientá-lo e prescrever o exercício de forma correta, para que você não desenvolva doenças na coluna devido a prática incorreta de exercícios.
Somente um profissional capacitado poderá prescrever os exercícios necessários para o seu desenvolvimento corporal, seja ele qual for o seu objetivo, ganho de massa muscular, redução de peso, aumento do metabolismo, performance, estética, saúde, etc.
Podendo ser prescritos exercícios funcionais, diante da atividade de trabalho que a pessoa faz, melhorando as capacidades motoras, resistência muscular, força e flexibilidade.


                            

Mais informações entre em contato com a DENTAL STILO, temos um PERSONAL TRAINER para atênde-lo e personalizar os seus exercícios, conforme sua disponibilidade e necessidade colaborando assim para sua qualidade de vida.
Ass: Thabyda

















           





                                                                                                                                                                

segunda-feira, 14 de junho de 2010

OPORTUNIDADE KAVO




A DENTAL STILO com apoio da KAVO DO BRASIL, vem convida-lo(a) a participar da palestra:



PEQUENAS AÇÕES GRANDES RESULTADOS, que será realizado no dia:

23/06/2010 – QUARTA FEIRA - HORÁRIO: 14:00 ÀS 17:00Hs

Local: Alameda dos Aicás ,527 – Moema- São Paulo



Aumente a lucratividade de seu consultório com as melhores ferramentas para aprovação de tratamentos odontológicos



PROGRAMAÇÃO

• APRESENTAÇÃO: CAMERA INTRA-ORAL KAVO

• UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS DE MULTÍMIDIA PARA APROVAÇÃO DE PROCEDIMENTOS CLÍNICOS.

• MARKETING ODONTOLÓGICO

• LOCALIZADOR APICAL



INSCRIÇÕES GRATUITAS

As inscrições poderão ser feitas através de telefone ou email, é obrigatório confirmar presença devido às vagas serem limitadas.

Dúvidas poderão ser esclarecidas pelo email: vendas@dentalstilo.com.br ou telefone:
 (11) 2295-0202 ou 9145-9914 (Rafael)


 
APROVEITE A SEMANA DE PROMOÇÕES KAVO DO DIA 21 A 25 DE JUNHO.





quinta-feira, 10 de junho de 2010

CÂNCER BUCAL E O DIAGNÓSTICO PRECOCE

O câncer bucal ocupa o 9º lugar no ranking das neoplasias malignas no Brasil e o INCA (Instituto Nacional do Câncer)  estima que 14.000 novos casos sejam registrados para este ano.

Diante da gravidade da situação, especialistas atentam para a importância do dentista realizar o exame da boca periodicamente, principalmente em pacientes de risco.
Uma avaliação cuidadosa pode identificar a doença em seu estágio inicial e o paciente ser encaminhado a tempo para tratamento.

Os principais problemas estão relacionados com lesões ulcerativas na boca, sangramento sem causa justificada, aparecimento de gânglios no pescoço, dificuldade de falar e de mastigar.

O câncer de boca se apresenta como uma lesão que, no início pode se assemelhar a uma afta que não cicatrizou em 30 a 45 dias. Caso tenha esta ferida, o paciente deve consultar o cirurgião dentista, que se julgar necessário realizará biopsia para confirmação ou não do "câncer".

A participação do cirurgião dentista é fundamental no diagnóstico precoce do câncer bucal, uma vez que ele mantém contato direto com o paciente e é a primeira pessoa a quem se recorre quando qualquer problema bucal se manifesta.  Infelizmente mais de 85% dos cânceres bucais são diagnosticados em fase avançada.

O diagnóstico precoce é a chave para o sucesso no tratamento de um câncer.

Na dúvida consulte um profissional especializado.

terça-feira, 8 de junho de 2010

INFORMATIVO SAÚDE

TODOS SABEM QUE O HÁBITO DE FUMAR EM ALGUNS MOMENTOS SE TORNAM DESAGRADÁVEIS, PRINCIPALMENTE PARA PESSOAS QUE NÃO FUMA, MAS TAMBÉM CONSEGUIR PARAR DE FUMAR É ALGO QUE PARECE MUITO ALÉM DE QUEM JÁ PRATICA ESTE HÁBITO A LONGO PRAZO.
 EXISTEM HOJE DIVERSOS RECURSOS QUE AUXILIAM PARA QUE O FUMANTE CONSIGA PARAR DE FUMAR, PORÉM MUITOS SABEM QUE DEPENDEM MUITO DO AUTO-CONTROLE DO PRÓPRIO FUMANTE PARA QUE NÃO HAJA UM RETROCESSO DIANTE DO VÍCIO.
MUITAS DAS ORIENTAÇÕES QUE AUXILIAM PARA PARAR DE FUMAR SÃO:




  • PRATICAR ATIVIDADE FÍSICA, QUE LHE TRAGA MOTIVAÇÃO

  • EVITAR O CONSUMO DE BEBIDA ALCOÓLICA

  • BUSCAR ALTERNATIVAS, QUE DIMINUAM O ESTRESSE E A FADIGA

  • TER BONS RELACIONAMENTOS

  • SEMPRE CONSULTAR UM ESPECIALISTA PARA LHE INDICAR O MELHOR TRATAMENTO QUANDO SE TRATAR DE USO DE MEDICAMENTOS

  • MANTER O EQUILÍBRIO EMOCIONAL COM MEDICINAS ALTERNATIVAS COMO: YOGA, MEDITAÇÃO, ACUNPUNTURA, MASSAGENS, ENTRE OUTROS

  • NÃO SE RENDER AS VONTADES PROVOCADAS PELO VÍCIO.
ABAIXO APRESENTAMOS UM AUXÍLIO QUE A JONHSON LANÇOU


A JONHSON & JONHSON LANÇOU UM SERVIÇO DE ATENDIMENTO PERSONALIZADO POR TELEFONE QUE PODE DAR AQUELA FORÇA PARA QUEM QUER PARAR DE FUMAR.

DISPONÍVEL DE SEGUNDA A SEXTA, DAS 08:00 ÀS 17:00H A LINHA OFERECE APOIO A FUMANTES E TIRA DÚVIDAS DE PESSOAS QUE ACOMPANHAM QUEM TENTA LARGAR O VÍCIO, MAIS INFORMAÇÕES LIGUE:   0800 7224411 O SERVIÇO É GRATUITO

ACESSE NOSSO BLOG: http://www.dentalstilo.blogspot.com/


terça-feira, 1 de junho de 2010

INFORMATIVO IMPLANTES

Segundo dados recentes da Associação Brasileira e Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (ABIMO), por ano cerca de 800 mil implantes odontológicos são consumidos no Brasil, além de 2,4 milhões de acessórios e componentes protéticos.

Para atualizar os implantodontistas quanto as novidades, relacionamos alguns dos principais produtos comercializados por empresas brasileiras e estrangeiras, que além de qualidade, oferecem otimização aos tratamentos.



  • BICON

  • CONEXÃO

  • DENTFLEX

  • DENTSCLER

  • DENTOFLEX

  • EMFILS

  • NEODENT

  • VK DRILLER

  • STRAUMANN

  • NOBEL BIOCARE

  • SERSON IMPLANT

  • SIN IMPLANTE

  • P-I BRANEMARK

  • INTRA-LOCK SYSTEM