PERIODONTITE AUMENTA O RISCO DE ATEROSCLEROSE
Uma pesquisa brasileira publicada no Journal of Periodontology revelou que a periodontite aumenta em até 4 vezes o risco de uma pessoas ter níveis de triglicerídeos no sangue maior do que o tolerado e também diminui os níveis de HDL, o que aumenta o risco de desenvolver aterosclerose.
Ao todo, 80 pacientes participaram da pesquisa: 40 estavam com periodontite instalada e outros 40 não tinham o problema. Todos tiveram o sangue colhido e passaram por um hemograma completo, que avaliou os níveis de colesterol total, triglicérideo, LDL ("colesterol ruim") e HDL ("colesterol bom"). Os pacientes também passaram pela técnica "Varredura-Z", que faz a dosagem da quantidade de LDL modificado (oxidado) no sangue.
As análises apontam que os pacientes com periodontite crônica tem níveis elevados de LDL oxidado no sangue em comparação com as pessoas saudáveis. Essa oxidação é a causa da doença aterosclerótica, explica Andréa Moreira Monteiro, da USP. A pesquisadora acrescentou que os resultados confirmaram que a inflamaçãop provocada pelas bactérias na gengiva potencializa o processo de oxidação do LDL e aumenta os risco da doença cardiovascular.
Fonte: Revista Dentristy
Nenhum comentário:
Postar um comentário